quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ÚLCERA DE PRESSÃO, DICAS DE PREVENÇÃO

        
ÚLCERA DE PRESSÃO OU ESCARAS

Úlcera de pressão é uma lesão na pele causada pela interrupção sanguínea em pessoas que permanecem em uma mesma postura por um período prolongado.
PRINCIPAIS PONTOS COMPROMETIDOS:






São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão, são eles: idade avançada, desnutrição, edema, traumatismos, fricções e principalmente, falta de movimentos e posturas prolongadas.

O Tratamento de úlceras deverá ser iniciado com uma avaliação integral e criteriosa. Para a efetividade ao tratamento, o profissional deverá estabelecer uma interação com o doente, esclarecendo o seu diagnóstico, a importância da adesão, a continuidade do tratamento e a prevenção de complicações.


PREVENINDO A ÚLCERA DE DECÚBITO

Alguns cuidados são importantes, e podem ser realizados desde o momento da internação, seja em casa ou hospital, são eles:

Colchão Anti-Escaras;

Mudança de decúbito de 2 em 2 horas;

Banho de sol entre 10 e 15 horas;

Evitar ou diminuir as pressões exercidas na pele, principalmente nas áreas como calcanêos e tornozelos;

É fundamental que a pele esteja hidratada, não somente com óleos e cremes, mas a quantidade de água ingerida ao dia também é importante !

• Manter uma boa higienização, preferencialmente sabonetes neutros;

Em pacientes que fazem uso de fraldas, trocá-las a cada 3 horas ou quando houver necessidade, pois a pele tem que estar seca e limpa. IMPORTANTE: A Urina é estremamente ácida, estando em contato diretamente com a pele acaba agravando a área irritada;

Alimentação rica em proteínas e vitaminas;

Áreas irritadas, jamais deverão ser manipuladas nem esfregadas;

Manter o ambiente limpo, evitando bactérias que poderão prejudicar a lesão.

 






 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Definição internacional de úlcera de pressão segundo a NPUAP/EPUAP


              Uma úlcera de pressão é uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão ou de uma combinação entre esta e forças de torção. Às úlceras de pressão, também estão associados factores contribuintes e de confusão, cujo papel ainda não se encontra totalmente esclarecido.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DEFINIÇÃO DE FERIDAS,REPARAÇÃO TISSULAR

 
 


FERIDA é uma interrupção do tecido corpóreo, podendo ser provocado por algum tipo de trauma, ou ocasionada por uma afecção que acione as defesas do nosso organismo.  A profundidade, complexidade e agente causador são fatores importantes no momento da avaliação, que deverá ser feita por um profissional qualificado, como médicos, fisioterapeutas dermatofuncional ou enfermeiros.




REPARAÇÃO TISSULAR


A pele quando lesada, inicia imediatamente um processo de resposta que compreende dois mecanismos de restauração dos tecidos: regeneração e cicatrização. Podemos dizer que a regeneração ocorre com reposição tissular "original". O trauma inicial gerará uma resposta inflamatória aguda, que se manifesta através de edema e formação de exsudato seroso, ambundante em leucócitos (células de defesa), que cessam entre 24 horas - 48 horas após a lesão.

Já o processo de cicatrização, é dividido em diversas etapas: 

Fase Inflamatória - Imediatamente após a lesão, ocorre vasoconstricção por 5 a 10 minutos, impedindo um estravazamento sanguineo maior, consequentemente, ocorrerá retração das células endoteliais que em seguida perderão suas conexões. Sinais clássicos de inflamação como tumor, calor, rubor e dor aparecerão, porém a intensidade dependerá com o tipo e grau de agressão.

Células de defesa são liberadas, auxiliando o processo de fagocitose e restos celulares. O organismo, automaticamente libera algumas substâncias quimícas, que atuarão principalmente na microcirculação do local inflamado, essas substâncias também são conhecidas como mediadores quimícos da inflamação: Histamina, serotonina, bradicinina, protaglandinas, entre outras...

 

Fase Proliferativa - Fase que ocorre a reparação tecidual no tecido conjuntivo e do epitélio. Na reparação do tecido conjuntivo, ocorre a formação do tecido de granulação (formação de novos capilares) com proliferação endotelial e fibroblastos. Em uma ferida aguda, o fibroblasto (célula que constitui o tecido conjuntivo), surge por volta do 2º ao 3º dia após o trauma. Por vez, o fibrinogênio (glicoproteína), transforma-se em fibrina, sendo essencial para a formação do coágulo sanguineo. Já o tecido de granulação, apresenta-se com aspecto granuloso e avermelhado. O miofibroblasto, é uma célula que está presente no tecido de granulação e confere capacidade contrátil da ferida, facilitando a epitelização.

 

Fase de Maturação - Nesta fase ocorrem algumas situações fundamentais, como: deposição, agrupamento, remodelação do colágeno e regressão endotelial. A remodelação do colágeno começa na formação de tecido de granulação, mantendo-se por vários meses após a reepitelização. Já a regressão endotelial se faz no término do processo de cicatrização, em que a cicatriz ficará mais espessa, passando por uma coloração rosada a branca

 

 



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RESOLUÇÃO DO COFITTO Nº 362

A Fisioterapia Dermato-Funcional possui o amparo legal conforme o advento da RESOLUÇÃO DO COFITTO Nº 362, de 20 de maio de 2009 (DOU nº 112, Seção 1, em 16/6/2009, PÁGINAS 41/42), e RESOLUÇÃO COFITTO Nº 394/2011.  Possui o objetivo em prevenir, promover e realizar a recuperação do sistema tegumentar esteticamente ou relacionados a diversos distúrbios, entre eles, endócrinos, metabólicos, circulatórios, dermatólogicos, linfáticos. Disfunções como queimaduras, feridas, psoríase, vitiligo, hanseniase, entre outros.