quinta-feira, 29 de março de 2012

PRINCIPAIS MEDICAMENTOS USADOS EM FERIDAS



Prezados Leitores,

    Atualmente, existem muitas pesquisas em andamento com novas tecnologias que visam não só acelerar o processo cicatricial, como reduzir as complicações de certas patologias, como o vitiligo, psoríase e epidermólises.

   Logo abaixo, estão as principais categorias disponíveis no Brasil,  porém não se esqueçam que apesar de serem feridas, cada uma tem suas caracteristicas,  portanto, deverão ser analisadas por um profissional qualificado. Mesmo aplicando o medicamento, é necessário observar a ferida, pois poderá ocorrer uma lesão combinada, ou agravar o processo de cicatrização.

 
 
 
ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS (AGE)

 
* derivados do ácido linoléico: (Dersani, Ativoderm, AGE Derm, Ativo Derm);

* derivados do ácido linoléico com lanolina (Sommacare, Saniskin);

* derivados do ácido ricinoléico - da mamona: (Hig Med);
 

Benefícios:    Favorece o aumento da vascularização através de desbridamento autolítico, hidrata a ferida pois na composição possuem vitaminas A e  E, favorece a umidade para a cicatrização da ferida.  


 ALERTA: podem provocar HIPERSENSIBILIDADE tecidual


                  



 



ALGINATO DE CÁLCIO:


Nomes comercializados:

Algoderm, Acquacell, Curasorb, Kaltostat, Melgisorb, Seasorb, Sorbsan, Sorbalgon, Suprasorb, Restore Calcicare, Tegagen.


Benefícios:   

São compressas compostas de fibras de alginato para absorver o exsudato, favorecendo a redução do edema. Indicado para feridas cavitárias, tunelizantes, com ou sem infecção.

 Limitações:

Não pode ser associado a agentes alcalinos, e deve-se ter rigoroso controle sobre sua procedência.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CARVÃO ATIVADO e PRATA

Nomes: Actisorb Plus 25; Carbo Flex, Vliwaktiv
 
São coberturas antimicrobianas de carvão ativado com prata concebida para proteger a ferida contra a infecção, enquanto elimina o odor. Favorece a redução do exsudato.
 
ALERTA: não pode ser recortado; requer observação constante do tecido de granulação e, quando isso ocorrer, deve ser substituído por outro tipo de cobertura
 
 

 
 
 



COLÁGENO BIOLÓGICO
 
Nomes Comerciais: Hy Cure, Fibracil Plus, Promogran
 
 
Benefícios:  diminui a inflamação local e o edema; acelera o processo cicatricial criando um ambiente de cicatrização úmido propriciando a epitelização. Age mais rápidosi comparado com os outros curativos.
Limitações: contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a derivados bovinos; Custo alto 
          







HIDROPOLÍMEROS
 

Nomes Comerciais: Allevyn, allevyn Cavity, Biatain, Curafoam, Elastogel, Hydrafoam, Oprasorb, Polymen, Askina Transorbent


Benefícios: auxiliam desbridamento autolítico; promovem granulação tecidual; removem o excesso de exsudato e diminuem o odor da ferida.

Limitações:  não devem ser utilizados em feridas secas ou com pouco exsudato; alguns impedem a visualização da ferida, outros são transparentes; existem alguns que podem ser recortados, apresentam diversas formas (Elasto-gel) e outros que possuem tamanhos padronizados.



     





HIDROGEL

Nomes Comerciais: Intrasite Gel, Dermagran, Duoderm Gel, Hydrosorb, Hydrosorb Plus, Hypligel, Nu-Gel, Elasto-gel, Purilon


Benefícios:

Não danifica o tecido de granulação, promove alivio e conforto.

 

Limitações:

Não deve ser utilizado em feridas cirúrgicas fechadas, feridas com muito exsudato ou colonizadas por fungos nem sobre a pele íntegra; Requer cobertura secundária (gaze não aderente, hidropolímero ou filme transparente, conforme o volume de exsudato);

            



                   






HIDROCOLÓIDES
 
Nomes Comerciais: Duoderm, Hydrocoll, Tegasorb, Restore, Replicare, Comfeel, Askina e Biofilm
 
 
Benefícios:

Reduzem o risco de infecção, caso a ferida permaneça muito tempo oclusa. Promovem isolamento térmico, Favorecem a epitelização.

Limitações:

Contra-indicados para feridas com dano total, queimaduras de terceiro grau; Para feridas fúngicas ou infectadas; Causam maceração tecidual.
 
 
              
 
 
 
 
 
 
FATOR DE CRESCIMENTO CELULAR
 
 
Nome Comercial: Regranex
 
Benefícios: ativa macrófagos e fibroblastos; acelera a granulação tecidual.
Limitações:  requer troca diária no mesmo horário (1x/dia - 12 horas depois, lavar com solução salina e fazer outro curativo, mantendo o meio úmido); requer cobertura secundária;- eficácia ainda não comprovada para não diabéticos;  custo elevado.
 
 
 
 
 
SULFADIAZINA DE PRATA
 
Nomes Comerciais: Dermazine, Pratazine, ou com sulfadiazina de prata + nitrato de cério Dermacerium, Pratacerium.
Vantagens: fácil uso e baixo custo.
 
 
Indicados para a prevenção e tratamento de feridas infectadas e feridas limpas tais como: queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito, feridas cirúrgicas, pé diabético, impetigo, traumas e abrasões. Possui ação profilática contra infecções em cateterismos venosos e arteriais. 
São eficazes em presença de sangue, pus, exsudato e tecidos desvitalizados.