sexta-feira, 27 de março de 2015

LEDTERAPIA NA CICATRIZAÇÃO TECIDUAL

Diodos emissores de luz (LED), é uma nova tecnologia não térmica, que atua na estimulação do metabolismo celular e  está revolucionando os tratamentos de reparação de feridas, pós-operatório e no alívio de dores.

O LED estimula o organismo a recuperar certos hormônios e enzimas que normalmente não são usados e funcionam como remédio autógeno do próprio corpo. A terapia com LED, que já recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é indolor e segura, e não apresenta efeitos colaterais.

Começou a ser estudada pela Nasa (Agência Espacial Americana) em 2003, em paralelo às pesquisas do uso do laser. Obteve excelentes resultados no tratamento de dores articulares, problemas ósseos, e feridas geradas pela falta de luz e gravidade espacial.

 Cada tipo de LED tem função e comprimento de onda diferente que, quando combinados, proporcionam excelentes resultados.


 As cores mais usadas são: 

Azul (400-470nm), Verde (470-550nm), Vermelho (630-700nm), Infravermelho (700-1200nm).













sábado, 14 de março de 2015

QUEIMOU COZINHANDO? O QUE FAZER?

Um dos acidentes domésticos mais comuns é a queimadura na cozinha. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar e no caso das queimaduras na cozinha não é diferente. Por isso, nunca é demais reforçar alguns cuidados importantes:

. Não deixe líquidos inflamáveis (como o álcool e bebidas alcoólicas) próximos do fogão;
. Evite que as panelas fiquem com os cabos virados para fora do fogão para evitar que se esbarre neles e o conteúdo quente derrame (na gente);
. Tenha sempre à mão uma luva apropriada para retirar assadeiras quentes do forno e escorrer massas, por exemplo;
. Mantenha o cabelo, panos de prato, toalhas, luvas térmicas, mangas de roupa e quaisquer outros materiais de tecido ou plástico afastados das chamas dos fogões;
. Explique às crianças os perigos de se mexer no fogão, brincar com fogo e encostar em panelas e objetos quentes.
E quando ocorre a queimadura?

 É algo inconsciente soltar a assadeira quente ou tirar a mão de baixo da água quente, mas em alguns casos (quando envolve óleos, cremes ou pastas muito quentes, por exemplo) o desespero acaba falando mais alto. Respire fundo, mantenha a calma, retire com cuidado anéis, pulseiras e relógios e lave o local abundantemente apenas com água fria (e não gelada demais) para remover delicadamente os resíduos quentes. Isso ajuda a diminuir a temperatura do local e evita que camadas mais profundas da pele sejam atingidas. 

A região queimada fica bastante sensível e por isso não é recomendado aplicar nada sobre a lesão.

 É importante destacar alguns pontos:

1. Não passe a queimadura no cabelo pois isso provoca atrito, o que agrava ainda mais a condição da pele que já está com a sua proteção natural prejudicada.
2. O mesmo acontece com substâncias abrasivas. Por exemplo, pó de café, açúcar, sal e creme dental não ajudam em nada e ainda atrapalham a recuperação da pele.
3. Não coloque gelo pois o frio intenso pode lesar ainda mais a região — apesar de momentaneamente diminuir a dor.
4. Margarina, óleos ou clara de ovo não são citados em nenhuma fonte oficial como tratamentos pós queimadura. Além disso, podem causar infecções sérias caso estejam contaminados.
5. Evite atrito na superfície com bolhaEm nenhum momento deve-se estourar propositalmente as bolhas. Pode haver infecções,ou a rerirada da pele de forma inadequada pode aumentar a área da ferida prejudicando sua cicatrização e consequentemente a recuperação da pele.
6. Jamais exponha o local queimado ao sol ou ao calor intenso (como forno quente ou água do chuveiro muito quente no banho), para não agravar a lesão e até mesmo o aspecto estético da região.

O tempo de recuperação da pele varia de acordo com o grau da queimadura.

Após a regeneração da área, lembre-se de sempre aplicar protetor solar para proteger a nova pele de manchas.

Em alguns casos mais graves, a pele pode não se recuperar totalmente e, quando as cicatrizes são muito profundas e/ou extensas e chegam a limitar os movimentos, é necessário cirurgia.

Entretanto,quanto mais rápidos e adequados forem os primeiros socorros e os cuidados durante a cicatrização, maiores são as chances da pele se regenerar mais uniformemente.


·   * Post elaborado com pesquisa feita no site da SBQ














segunda-feira, 2 de março de 2015

CICATRIZAÇÃO X IDADE

        

A idade influencia em em todos os estágios da cicatrização. Dependendo da idade, a velocidade metabólica se modifica. 
Na criança o processo metabólico ocorre rapidamente, e assim são propensas as cicatrizes hipertróficas.

Na idade avançada a contração da ferida e proliferação celular estão em menor quantidade, dificultando a neoformação celular. Os mastócitos, células responsáveis que participam no combate a inflamação estão em menor quantidade, a epitelização fica prejudicada e o processo cicatricial é lento.




VOCÊ SABIA?


Você sabia?
No caso de úlceras por pressão, as almofadas de orifício no centro estão contra-indicadas, por reduzirem o suprimento sanguíneo para a área interna, resultando em áreas maiores de isquemia.
Para pacientes que possuem força muscular nos membros superiores, é recomendado alívio da pressão levantando-se na cadeira, apoiando-se com os braços e mãos, ou transferindo o peso de um lado para o outro a cada 15 minutos.
É importante o posicionamento correto dos pacientes em cadeiras, incluindo o alinhamento postural, a distribuição do peso, a estabilidade, bem como, o apoio dos pés a 90° (feito com almofadas ou travesseiros em flocos, colocados na base dos artelhos).