segunda-feira, 27 de abril de 2015

Staphylococcus Aureus

Staphylococcus Aureus trata se de uma bactéria causadora de várias  infecções no corpo humano. Foi descoberta em 1961. Sua resistência a antibióticos como oxacilina, amoxilina, penicilina e outros o torna um perigoso agente infeccioso.

Pneumonias e feridas infectadas estão entre os casos mais graves. Muitos pacientes são infectados por esta bactéria em ambientes hospitalares, ocorrendo principalmente pelo contato direto (mãos contaminadas dos profissionais ou pacientes) ou indireto (através de superfícies contaminadas).

Coia et al (2006) afirma que antibióticos (via oral) são fundamentais para combater tais agentes estranhos, bem como, banhos com antibacterianos, como a clorohexidina.

FISIOTERAPIA

A aplicação do laser de baixa intensidade inibe o crescimento bacteriano Staphylococcus Aureus?

Não são todos os lasers terapêuticos que possuem resultados favoráveis para eliminação de tal bactéria.
Nussbaum et al e Tiphlova et al (2006), propuseram que a resposta fotobiológica de um microrganismo à exposição à luz monocromática depende diretamente dos parâmetros da irradiação (comprimento de onda, intensidade e dose).

Schindl et al (2002),  observou  que em feridas infectadas, a utilização do LASER DE BAIXA INTENSIDADE deve ser precedida de precisa identificação do germe existente e da correta escolha da técnica de irradiação.

Estudos afirmam que a ativação da cadeia respiratória por exposição a determinados comprimentos de onda de luz monocromática promove elevação local do gradiente de pH, gerando fenômeno de gatilho para a duplicação da célula bacteriana.

Portanto, antes de aplicar o laser terapêutico é fundamental que cada portador de feridas seja visto como um ser único e, cada caso exige avaliação específica.