A nutrição é um dos aspectos determinantes no sucesso do processo de cicatrização, pois a dinâmica da regeneração tecidual exige um bom estado nutricional do paciente e consome boa parte de suas reservas corporais. A recuperação nutricional pode trazer melhores resultados e redução no tempo de cicatrização, segundo pesquisas.
A vitamina A e E, carotenos e zinco, mostrando que deficiências nutricionais ou o consumo aumentado destes elementos podem influenciar a cicatrização. Da mesma forma, a avaliação de mulheres com úlceras venosas em membros inferiores relata uma ingestão de energia e nutrientes chaves como, proteínas, vitamina C e zinco.
Alguns nutrientes e suas funções relacionadas à recuperação do paciente com úlceras de decúbito, são:
Carboidratos e lipídios
Proteínas- A proteína é fundamental na manutenção da integridade da pele. Desempenha importante papel na cicatrização, viabilizando a revascularização, a proliferação de fibroblastos, a síntese de colágeno e formação de linfócitos.
Arginina - é condicionalmente indispensável para manutenção da homeostase protéica e do estado nutricional de crianças gravemente queimadas, pois nesta situação há redução da síntese e aumento da degradação deste aminoácido.
Vitamina C - Fundamental pois tem participação em todas as etapas da cicatrização. Na fase inflamatória, tem atuação na função dos macrófagos e neutrófilos, além da participação como agente redutor, protegendo o ferro e o cobre de danos oxidativos. Já na fase proliferativa e de maturação, o ácido ascórbico é essencial para ativar a enzima que atua na formação do colágeno
A ingestão insuficiente de vitamina C, leva os fibroblastos a produzirem um colágeno deficiente e fraco, de degradação rápida
Vitamina A - A Vitamina A é necessária para manutenção da epiderme normal e para a síntese de glicoproteínas e proteoglicans. A deficiência dela, retarda a reepitelização e a síntese de colágeno, a reduz a estabilidade do mesmo e aumenta a suscetibilidade à infecções.
Vitamina E - A vitamina E contribui na prevenção da oxidação das celulas.
Zinco - atua como cofator em mais de 100 diferentes sistemas enzimáticos relacionados a síntese protéica, replicação celular e formação de colágeno. A deficiência deste elemento retarda o processo de cicatrização, leva à perda da força tênsil da cicatriz e supressão da resposta inflamatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário