terça-feira, 1 de setembro de 2015

APRENDER SEMPRE!!!




Dra. Débora Sanches - Médica Cirurgiã e Presidente da Sociedade Brasileira de Tratamento Avançado de Feridas - SOBRATAFE, falando sobre matrizes dérmicas. Excelente Abordagem!







A FISIOTERAPIA POSSUI RECURSOS QUE AJUDAM O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO!

O processo de regeneração e cicatrização é bastante complexo e depende de vários fatores. Envolve a reparação tecidual, passa por várias etapas de inflamação aguda e pode desembocar em regeneração e cicatrização por reparo. 
Na maioria dos casos, ocorre cicatrização por reparo, que pode evoluir para inflamação crônica e que, frequentemente, leva a neoplasias.
Os curativos são de vital importância para a cicatrização de qualquer tipo de ferida, pois um curativo mal feito pode gerar infecções de repetição o que atrapalha qualquer tratamento, e o curativo deve ser adequado para cada estágio da lesão, por isso ele deve ser sempre reavaliado pelo médico ou enfermeiro.
A fisioterapia não interfere no fármaco usado na ferida. Através de recursos fisioterapêuticos é possível favorecer uma cicatrização mais rápida e segura.
Diversas feridas de difícil cicatrização tem indicação o acompanhamento de um fisioterapeuta especialista na área.
Possui um pé diabético?
Tem diagnóstico de insuficiência arterial?
Teve problemas com a cicatrização no seu pós operatório?
Procure o seu Fisioterapeuta!

OZONIOTERAPIA

A história do Ozônio é antiga, existem relatos de uso em 1915 por Albert Wolf ( Alemanha), para tratar infecções durante a primeira guerra.Hoje é um método reconhecido pelos sistemas de saúde da Alemanha, Suíça, Áustria, Itália, Ucrânia, Rússia, Grécia. Israel, Egito e Cuba.

 E como funciona, porque é vista como a melhor terapia do mundo?
 É um potente antimicrobiano, sem ser uma droga. Isso mesmo! 
O Ozônio é antiviral, antimicrobiano e antifúngico. Tem um poder enorme em retardar o processo de envelhecimento. E, praticamente TODAS AS BACTÉRIAS SÃO SENSÍVEIS AO OZÔNIO! Sabemos que o oxigênio é indispensável para a vida. Mais de 62% da crosta terrestre é composta por oxigênio. 

Podemos ficar sem alimento, sobreviver sem água, mas não sobrevivemos sem o oxigênio! Pés diabéticos, úlceras por pressão, feridas vasculares são ocasionadas pela deficiência de oxigenação tecidual. 

A ozonioterapia têm o poder de aumentar a capacidade oxigenativa, através de um processo que interfere em todas as fases de geração de energia corporal. É um potente vasodilatador, melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, além de ativar o sistema imunológico. São várias as formas de utilização, como por exemplo tópica, injetável, banhos, e a ozonioterapia hiperbárica.

 ( Fonte: Associação Brasileira de Ozonioterapia)

NA FASE INICIAL DAS UPP'S, TERAPIAS COMBINADAS PROMOVEM O ALÍVIO IMEDIATO!

Vários fatores podem contribuir para a formação das úlceras de decúbito. Porém, uma combinação de falta de movimentação (mudanças de decúbito), nutrição, incontinência, pressão, forças de cisalhamento e fricção, estão entre as principais causas.
A estimulação tecidual realizada na fase inicial da úlcera por pressão (foto), contribui favoravelmente para a redução do edema e até mesmo o desaparecimento de tal acometimento.
É verificada a grande variedade de possibilidades terapêuticas no tratamento das úlceras, e os principais efeitos terapêuticos são: Anti- inflamatório e bactericida.

Mais um Congresso !!!!