quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ÚLCERA DE PRESSÃO, DICAS DE PREVENÇÃO

        
ÚLCERA DE PRESSÃO OU ESCARAS

Úlcera de pressão é uma lesão na pele causada pela interrupção sanguínea em pessoas que permanecem em uma mesma postura por um período prolongado.
PRINCIPAIS PONTOS COMPROMETIDOS:






São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão, são eles: idade avançada, desnutrição, edema, traumatismos, fricções e principalmente, falta de movimentos e posturas prolongadas.

O Tratamento de úlceras deverá ser iniciado com uma avaliação integral e criteriosa. Para a efetividade ao tratamento, o profissional deverá estabelecer uma interação com o doente, esclarecendo o seu diagnóstico, a importância da adesão, a continuidade do tratamento e a prevenção de complicações.


PREVENINDO A ÚLCERA DE DECÚBITO

Alguns cuidados são importantes, e podem ser realizados desde o momento da internação, seja em casa ou hospital, são eles:

Colchão Anti-Escaras;

Mudança de decúbito de 2 em 2 horas;

Banho de sol entre 10 e 15 horas;

Evitar ou diminuir as pressões exercidas na pele, principalmente nas áreas como calcanêos e tornozelos;

É fundamental que a pele esteja hidratada, não somente com óleos e cremes, mas a quantidade de água ingerida ao dia também é importante !

• Manter uma boa higienização, preferencialmente sabonetes neutros;

Em pacientes que fazem uso de fraldas, trocá-las a cada 3 horas ou quando houver necessidade, pois a pele tem que estar seca e limpa. IMPORTANTE: A Urina é estremamente ácida, estando em contato diretamente com a pele acaba agravando a área irritada;

Alimentação rica em proteínas e vitaminas;

Áreas irritadas, jamais deverão ser manipuladas nem esfregadas;

Manter o ambiente limpo, evitando bactérias que poderão prejudicar a lesão.

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário